terça-feira, 11 de setembro de 2018

Declaração de voto em CIRO GOMES para presidente



Ana Terra RJ  11/09/2018

Por que decidi votar em Ciro Gomes para presidente? Lula está impedido, injustamente, mas está. Eu sempre votei primeiro em Brizola e em Lula no segundo turno. Embora considere um erro histórico o petista não ter aberto mão da candidatura e apoiado Briza até porque antiguidade é posto. Ele limparia o campo para o PT cassando a concessão da Rede Globo e implantando com Darcy Ribeiro o melhor projeto educacional que o país teria.
A divisão da esquerda deu ruim. Deu Collor. E insistindo em fazer o sucessor em vez de apostar em Ciro outra vez erra.
Com a morte do gaúcho passei a trabalhar pelo PT e continuei minha luta em defesa do núcleo criativo da música brasileira: compositor, músico, intérprete sempre usurpado pelo poder econômico.
Com Gilberto Gil no Ministério nossas esperanças de avançar questões da classe nos moveu a organizar grupos de trabalho no Brasil inteiro para levar propostas ao ministro que nos enfiou goela abaixo o modelo instituído por Collor para negócios e inadequado para a Cultura: Câmara Setorial. Aceitamos porque se não tem tu vai tu mesmo. Erro nosso. Trabalhamos sem remuneração durante anos para nada. O poder econômico tinha poder de veto às propostas dos músicos!!
Até fui indicada pelo PT no segundo mandato para coordenar o Centro de Música da Funarte - CEMUS sucedendo à super gestora, compositora e cantora Ana de Holanda, sempre fiel à sua classe e que foi diretora quando Antônio Grassi foi presidente. E que mais tarde foi indicada por Dilma para Ministra da Cultura. Brilhante, politizada, competente foi sabotada e derrubada por canalhas. O PT não moveu um dedo para defende-la. As correntes fisiológicas massacraram as ideológicas.
Eu também fui sabotada de todas as formas e um paraquedista ocupou meu lugar, indicado pelo sucessor de Gil. Mas os detalhes estarão nas minhas memórias que estou escrevendo para lançar quando completar 70 anos.
Minha indignação explícita e publicada era a pergunta que eu não conseguia calar: como o Partido dos Trabalhadores prioriza o capital e não o trabalho!!??
O Lula foi o melhor presidente do país, concordo, mas outros podem e devem superá-lo. É um preso político, concordo, devemos lutar com todas as forças contra essa e todas as injustiças.
Mas agora é a vez de apostar no Ciro Gomes, uma versão nordestina de Leonel Brizola e do mesmo partido dele. Li seu programa de governo e é mais avançado que do PT.
E para terminar um motivo simples: eu também sou marrenta como Leonel e Ciro.



domingo, 9 de setembro de 2018

Os 10 mandamentos

Companheiros de esquerda, é apenas minha opinião, não me joguem pedras, só aceito beijos:
1- Essa demora em lançar Haddad como presidente já está neurótica demais para meu gosto. Não há chance de Lula ser candidato!! Estamos perdendo tempo!!
2- Se o Ciro Gomes ou Boulos estivesse em primeiro lugar nas pesquisas votaria sem pestanejar para bloquear a direita. Mas se o candidato apoiado por Lula tem mais chance vamos nessa no primeiro turno!! Ciro daria um fantástico Ministro da Casa Civil mandando todos os pentelhos se foder deixando Haddad praticando as delicadezas. E Boulos Ministro do Trabalho ou da Reforma Agrária.
3- É fundamental reeleger Jean Wyllys por ser um grande político da nova geração. Porque sofre diariamente ameaças de morte pelas posições que defende. Porque é o primeiro gay assumido no Congresso e também o mais macho, no bom sentido,  ok?
4 - No Rio eleger a Márcia Tiburi, não só porque é mulher mas porque é uma pensadora!
5- Parar de dar Ibope ao moribundo e à rede Globo. Ela não tem mais o poder que tinha. Obama foi eleito por conta das redes sociais!
6- Pesquisar se é fakenews antes de compartilhar qualquer coisa séria.
7- Parar com complexo de viralata falando mal do Brasil que é o melhor país do mundo!
8-Ser frio e calculista para barrar a direita.
9- Não ter a menor condescendência com pessoas que defendem posições fascistas. E devolver na mesma moeda. Violência gera violência sim! Ou alguém acha que discurso paz e amor adianta com psicopata?
10- Unidos venceremos. Divididos perderemos.

Quem manda afinal?

A Globo estava com Collor até ele negar o monopólio da fibra ótica para Roberto Marinho. Ou alguém acha que foram os cara-pintada que o derrubaram?? O mercado esteve com Lula e Dilma que não incomodaram o capital especulativo e nem deixaram de botar verba de publicidade estatal na Globo. Pagaram pela Síndrome de Estocolmo. Quem derrubou Dilma Rousseff?? O braço invisível das grandes corporações transnacionais para desnacionalizar e explorar petróleo, água, minérios, biodiversidade da Amazônia e etc. Ela não aceitou negociar ser testa de ferro mas o vice sim. Por grana tanta gente entrega até a mãe porque não entregariam nossas riquezas? Hoje em dia político é fantoche das grandes corporações, não tem quase poder, a não ser que tenha povo e armas. Como teve Chávez. E Evo Morales. Mas sem apoio dos vizinhos é impossível a construção de um continente autônomo. Seremos eternamente quintal do mundo.

sábado, 8 de setembro de 2018

A facada saiu pela culatra

A facada não atrairá mais votos. Ele não é o candidato da Globo porque caga para os entrevistadores e, convenhamos, esfrega na cara deles que Roberto Marinho apoiou a ditadura. Além de não interessar ao mercado um extremista, nem de esquerda nem de direita. Acho que diante do mau desempenho dos candidatos do centrão e direita a Globo e o  Mercado apoiarão Haddad que é tranquilo e bem preparado. E afinal, não foi operário nem guerrilheiro. É mais palatável ao gosto burguês. O problema do campo progressista não é de escassez e sim excesso de quadros interessantes e bem preparados além de Lula: Haddad, Ciro, Boulos, Manuela.
E no Legislativo idem: Lindbergh, Chico Alencar, Jean Wyllys, Alessandro Molon, Reimont Otoni, Gilberto Palmares, Jandira, Dilma, Suplicy e muitos outros país afora. Enfim, tá de bom tamanho.