segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Guardiã das Canções




Desde tempos imemoriais, a voz feminina transmite por tradição oral as canções que passam de geração em geração por meio dos acalantos, dos cantos de trabalho, das cerimônias sagradas, das profanas, na cozinha, no quarto e quando cantamos para o filho que ainda nem nasceu mas nos ouve quando afagamos o ventre. Este tema, surgido em conversa com o compositor, instrumentista e maestro Gibran Helayel, me inspirou para escrever a última letra feita para este projeto, musicada depois por ele, e que assim o batizou, por sintetizar o conceito de que eu precisava para nortear este trabalho.

Tudo aconteceu de forma um tanto mágica. Queria muito comemorar meus 40 anos de letrista profissional em 2015, mas não sabia muito bem de que forma, já que não sou cantora. Um músico e amigo em comum, o Fred Martins, me apresentou virtualmente à Susana Travassos e desde então foi nascendo não só uma parceria musical mas também existencial, como se essa menina tão linda e talentosa chegasse à minha vida para me presentear com sua voz e sensibilidade.

O Projeto de interpretar minhas canções  foi proposto por Susana a Paulinho Mendonça, diretor do CANAL BRASIL, que nos recebeu de braços abertos para gravar um Programa Especial, que se desdobrará em CD e DVD.

Somando Susana  minha parceira  em " Amor sem Calmaria", teremos no repertório seis mulheres compositoras que musicaram minhas letras desde o início da carreira e são fundamentais na minha trajetória, Joyce, Sueli Costa, Angela Rô Rô e Lucina. Além do milagre de letrar Chiquinha Gonzaga um século depois de sua composição instrumental. 

Dentre os parceiros homens estão Danilo Caymmi, com quem iniciei meu ofício, parcerias inéditas com figuras lendárias como Milton Nascimento, Sérgio  Ricardo, Francis Hime, Elton Medeiros, Roberto Menescal e Cristóvão Bastos, além da alegria de outros talentos mais jovens como Fred Martins, Eudes Fraga e Cláudio Nucci musicando minhas quadrinhas em homenagem à poeta portuguesa Florbela Espanca, assim como a recente e feliz parceria com o maestro Gibran.

foto Susana: Thaís Taverna / foto Ana: LC Varella
         
                             Ana Terra/2 de fevereiro 2015


Um comentário:

  1. Que ótima notícia, vai ser um sucesso com toda certeza, esperando ansioso pra curtir essa maravilha, bjs parceira querida.
    Walter Martins.

    ResponderExcluir