segunda-feira, 2 de junho de 2014

O DIREITO DE IR E VIR

O direito constitucional de ir e vir não é respeitado. Não conseguimos nos locomover, os trabalhadores tem sua vida roubada, perdem horas no trânsito. Culpa da Dilma, do Lula, do Fernando Henrique? Convenhamos, isso vem lá de trás quando importamos o modelo americano do automóvel particular como fetiche. 

Quando a Europa investia em metrô e linhas ferroviárias,  investimos em estradas de rodagem e no petróleo como combustível. O presidente JK abre as portas para a indústria automobilística multinacional e além de não desenvolvermos uma indústria nacional, perdemos a grande oportunidade de termos transportes não poluentes e desprezamos o aquático, perfeito para um país banhado por mares e rios. 

Com o tempo, os concessionários de transportes públicos se organizam em  máfias, bancam campanhas políticas, fazem um poderoso lobby para impedir que outros meios de transporte sejam implantados. São bandidos e mandam matar. Como fazem polícia, milícia e traficantes confrontados. Quem poderá enfrentá-los? Só o político que se disponha a correr o risco de ser assassinado. Mas pode não ser, se  tiver o apoio maciço da população. E a população somos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário