terça-feira, 11 de setembro de 2018

Declaração de voto em CIRO GOMES para presidente



Ana Terra RJ  11/09/2018

Por que decidi votar em Ciro Gomes para presidente? Lula está impedido, injustamente, mas está. Eu sempre votei primeiro em Brizola e em Lula no segundo turno. Embora considere um erro histórico o petista não ter aberto mão da candidatura e apoiado Briza até porque antiguidade é posto. Ele limparia o campo para o PT cassando a concessão da Rede Globo e implantando com Darcy Ribeiro o melhor projeto educacional que o país teria.
A divisão da esquerda deu ruim. Deu Collor. E insistindo em fazer o sucessor em vez de apostar em Ciro outra vez erra.
Com a morte do gaúcho passei a trabalhar pelo PT e continuei minha luta em defesa do núcleo criativo da música brasileira: compositor, músico, intérprete sempre usurpado pelo poder econômico.
Com Gilberto Gil no Ministério nossas esperanças de avançar questões da classe nos moveu a organizar grupos de trabalho no Brasil inteiro para levar propostas ao ministro que nos enfiou goela abaixo o modelo instituído por Collor para negócios e inadequado para a Cultura: Câmara Setorial. Aceitamos porque se não tem tu vai tu mesmo. Erro nosso. Trabalhamos sem remuneração durante anos para nada. O poder econômico tinha poder de veto às propostas dos músicos!!
Até fui indicada pelo PT no segundo mandato para coordenar o Centro de Música da Funarte - CEMUS sucedendo à super gestora, compositora e cantora Ana de Holanda, sempre fiel à sua classe e que foi diretora quando Antônio Grassi foi presidente. E que mais tarde foi indicada por Dilma para Ministra da Cultura. Brilhante, politizada, competente foi sabotada e derrubada por canalhas. O PT não moveu um dedo para defende-la. As correntes fisiológicas massacraram as ideológicas.
Eu também fui sabotada de todas as formas e um paraquedista ocupou meu lugar, indicado pelo sucessor de Gil. Mas os detalhes estarão nas minhas memórias que estou escrevendo para lançar quando completar 70 anos.
Minha indignação explícita e publicada era a pergunta que eu não conseguia calar: como o Partido dos Trabalhadores prioriza o capital e não o trabalho!!??
O Lula foi o melhor presidente do país, concordo, mas outros podem e devem superá-lo. É um preso político, concordo, devemos lutar com todas as forças contra essa e todas as injustiças.
Mas agora é a vez de apostar no Ciro Gomes, uma versão nordestina de Leonel Brizola e do mesmo partido dele. Li seu programa de governo e é mais avançado que do PT.
E para terminar um motivo simples: eu também sou marrenta como Leonel e Ciro.



Um comentário:

  1. Decisão acertadíssima.
    Vejo como muito perigoso, no momento que atravessamos, o PT não ser humilde ombastante para unir-se a um candidato mais forte e insistir em dividir votos, mas essa é uma prática do PT, S. Paulo já sofreu as consequências dessa atitude.
    Por outro lado, como moralizar a política se a jogada do partido é eleger um para que outro governe? Isso é, para mim, uma outra forma de corrupção.

    ResponderExcluir