sexta-feira, 27 de março de 2015

A dor invisível

Eu tenho fibromialgia, ou melhor, ela me tem. Não sei quando abri a porta mas talvez ela tenha entrado sem ser convidada. Aproveitou um momento de dor, lá atrás, quando perdi minhas irmãs porque morreram. Lá atrás, quando o homem com quem tive dois filhos os roubou de mim. Lá atrás quando sofri um sério  desastre de automóvel. Não sei. Sempre tive essa dor no corpo e na alma, esse cansaço sem causa, essa lentidão. E ninguém sabia o que era. Então durante décadas me receitaram antiinflamatórios, analgésicos, cortisona e antidepressivos até encontrar um velho médico reumatologista na Ordem Terceira de São Francisco da Penitência que após me examinar, me libertou: "você tem fibromialgia, minha filha." Sim, me libertou porque a pior coisa que se pode ouvir quando sentimos dor é que é emocional. Tudo é emocional e corporal porque somos uma unidade. Ainda bem que optei pela homeopatia unicista que muitas vezes me aliviou para que meu vale de lágrimas se transformasse num rio de Oxum, onde a fertilidade me banhou para que tivesse mais dois filhos, oito netos e minha obra poética e política. E o amor, que rimo com prazer, alegria, cumplicidade. E quase sempre é maior que minha dor.
                                              Ana Terra/2015 

4 comentários:

  1. Parabéns por mais esse texto emocionante, Ana Terra.
    Não é fácil escrever o que se passa dentro de nós. É preciso ser forte. Como você.

    ResponderExcluir
  2. Ana querida, estamos juntos!
    A percepção de vida, as histórias de vida intensas, ser refem e dono da arte, nossa arte.... Como seríamos outros?
    Adorei que você falou que "a doença te tem", e não "eu tenho a doença". Estou exercitando isto, como forma de enfraquecer "o discurso da doença". Ela precisa ter mais generosidade sobre nós, não? rsrs...
    Um beijo pra ti, minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Ser capaz de transformar a dor, o sofrimento físico em poesia, com essa delicadeza, sem chorar sobre a própria desventura, isso é coisa de Ana Terra.
    E beleza e o bom gosto acima de tudo.

    ResponderExcluir