sexta-feira, 4 de julho de 2014

O MUNDO NÃO PODE SER UM CAMPO DE FUTEBOL

Definitivamente o mundo não pode ser um campo de futebol onde estamos para derrotar o inimigo que carrega uma  bandeira diferente da nossa e que assim também nos enxerga. A platéia de indivíduos reunidos como massa quando se dilui a consciência individual e  entra em cena a sombra coletiva, inconsciente portanto, a projetar suas derrotas e vitórias pessoais nos pés, na voz, seja lá no que for, naquele  que no momento está no centro da arena. O mundo não existe a priori, é uma construção permanente de interação nossa com o mundo, isso nos afasta da confortável condição de que não temos nada com isso. Como nos ensinam,  Maturana e Varela, biólogos chilenos que revolucionaram o pensamento científico, a evolução da vida não se deu pela competição e sim pela colaboração. A linguagem verbal só poderia ser inventada em torno de convenções, acordos tácitos, práticas interativas. Enquanto nossa alegria depender da negação do outro, estaremos perdidos. 

Ana Terra


2 comentários:

  1. Lindo texto, parabéns. Enquanto não aproximarmos da prática o discurso de palavras de ordem tipo: sustentabilidade, solidariedade, compaixão, que ainda não passam de modismos, o mundo ainda é um campo de bola roubada, de ataques gratuitos, de raiva e ódio, de adolescentes assassinados e lesionados. Cabe à educação e as políticas públicas capitanearem a mudança. Exercitar mais colaboração e cooperação nas estratégias educacionais de escolas, empresas e comunidades, que só incentivam competição e individualismo.

    ResponderExcluir
  2. Lucidez, pensamento claro e objetivo.
    O ideal aí está, mas Parece quem só existe colaboraçāo quando se fala em estrepar o povo.
    Sinto que o homem, como um todo, está muito longe disso.
    Os séculos se sucedem, a humanidade evolui graças a alguns seres especiais e grandiosos, mas a galera continua, como em seus primórdios, a separar-se em tribos para exterminarem-se umas às outras.
    Ainda falta-nos muito para chegarmos a um estágio só de colaboraçāo e de amor -sim, porque para isso é preciso amor.

    ResponderExcluir